Como a iluminação é usada no cinema?
- Leopoldo Stadler
- 18 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2024
Você já viu um filme e pensou consigo mesmo, como essa imagem pode me fazer sentir tão imerso? Todos nós adoramos aquele filme que nos faz saltar os olhos, e se você já se aprofundou um pouco em cinema, você sabe que a função do Diretor de Fotografia é contar uma história usando luzes.
“Cinematografia é a arte e a ciência de registrar imagens em movimento. Por meio da iluminação, podemos criar nessas imagens uma linguagem visual que indica tempo, lugar e tridimensionalidade.” - David Landau
Mas afinal, o que é a Luz? O que podemos fazer com ela? O que ela pode fazer por nós quando estamos fotografando imagens em movimento?
A Luz costuma passar despercebida no nosso dia a dia, mas ela sempre está lá, iluminando a nossa cena e tudo em volta dela, os atores, os objetos e a nossa imaginação, determinando o que vamos sentir com uma certa imagem mesmo antes de o ator falar ou agir.
Por exemplo, no filme A Substância, da Diretora Coralie Fargeat que impactou o mundo do cinema no ano de 2024, ao contrário da maioria dos filmes de suspense e terror, tem cenas muito iluminadas e com pouco contraste, trazendo uma imagem mais crua e sintética do que está acontecendo na cena.
Em uma entrevista para a Arri, uma das maiores empresas de câmera e iluminação de cinema do mundo, o diretor de fotografia, Benjamin Kračun diz que a intenção do filme era transmitir a objetificação da imagem das mulheres que a mídia dominada por homens criou ao longo dos anos 80 e 90.
Diferente da iluminação usada em...
The Batman (2022)
Em Batman, o Diretor de Fotografia Greig Fraser (Duna 1 & 2), nos mostra o total oposto de A Substância, cenas extremamente escuras, combinando com a própria obscuridade do personagem interpretado por Robert Pattinson.
Na técnica utilizada em Batman, geralmente apenas um lado dos atores é iluminado, criando uma profundidade e contraste que adicionam um drama muito maior ao filme.
A escolha de Lentes também é uma função do Diretor de Fotografia, nesse filme, a escolha foi realizada para distorcer os extremos do quadro, gerando assim uma percepção de distorção da realidade e um ambiente sujo, que se relaciona com o mundo de Gotham.
E NA PUBLICIDADE?
A luz também é um elemento importante na publicidade, e é comum que os comerciais utilizem uma iluminação dura, em que o branco prevalece, em vez de uma iluminação suave e mais amarelada. Apesar disso, existem comerciais que utilizam a iluminação de uma forma próxima ao cinema, criando sombras e contrastes para ambientar melhor o cenário e inserir o público no contexto do comercial.
O exemplo a seguir usa a luz para fazer um contraponto com os comerciais comuns para televisão, com grandes produções e iluminação exagerada.
Apesar de se tratar de uma produção publicitária de grande porte, a iluminação usada remete a um ambiente mais caseiro e até amador, com mais sombras e iluminação indireta. Isso se mistura naturalmente ao conceito da peça publicitária no qual o refrigerante FYS não tem tanto marketing nem orçamento quanto outras grandes marcas do setor.
A ILUMINAÇÃO NO AUDIOVISUAL
A iluminação é um conceito difícil de se dominar, e em grandes produções, costuma exigir uma equipe dedicada e planejamento antes mesmo do início das filmagens. Quando mal feita, acaba se tornando um elemento que tira o fator imersivo da experiência cinematográfica, muitas vezes trazendo estranheza ao olhar humano.
A Nankin atua em Ponta Grossa, e nós buscamos usar conceitos básicos de linguagem de cinema para atingir uma imagem de qualidade, de modo a transmitir um sentimento único. O nosso conhecimento técnico sobre cinematografia é um grande diferencial na região dos Campos Gerais, e buscamos constantemente nos tornar referência na produção de audiovisual com qualidade de cinema.
Por isso, a Nankin conta com profissionais especializados em Direção de Fotografia e Iluminação para ajudar você a contar a sua história, e você pode descobrir o nosso portfólio aqui.
Comments